Regulamento

Madeira Island Ultra-Swim
  1. Designação e âmbito

– O MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim® é um evento de natação, na disciplina de águas abertas, organizado pela Associação de Natação da Madeira (Instituição de Utilidade Pública), que realizar-se-á na Região Autónoma da Madeira, no dia 12 de setembro de 2020, e que integra cinco provas: 30k20k10k e 5K, todas elas em formato linear, non-stop.

No âmbito da promoção da modalidade haverá ainda uma prova na distância de 1K.

  1. Condições de participação

1.1. Idade mínima de participação nas diferentes provas

– A idade mínima para participar no evento é de 14 anos (nascidos em 2006 e antes) para a prova de 1k, de 16 anos (nascidos em 2004 e antes) nas provas 10K e 5k e 18 anos (nascidos em 2002 e antes) nas restantes provas 30k e 20k, feitos até 31 de dezembro de 2020, para federados ou não.

1.2. Compromisso do participante ao inscrever-se

Ao inscrever-me no MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim® concordo com o seguinte:
– Declaro que li e compreendi o regulamento (disponível em www.miusmadeira.com);

– Compreendo e aprovo as condições de participação que figuram no regulamento;

– Concordo em respeitar todos os itens do regulamento;

– Concordo em respeitar escrupulosamente e promover a ética;

– Declaro estar ciente das contraindicações médicas que a presente prova possa despoletar, e consequentemente liberto a organização de qualquer responsabilidade por qualquer problema médico que possa surgir durante o evento devido a negligência da minha parte;

– Li e entendi que, no caso de uma falsa declaração dos requisitos exigidos nas provas 5k, 10k, 20k e 30k, a organização reserva-se ao direito de anular a minha inscrição sem ter direito a qualquer reembolso;

– Após estar inscrito, em momento algum irei contestar o regulamento.

1.3. Requisitos de Inscrição

– Efetuar corretamente a inscrição na plataforma indicada pela organização.

– Para poder inscrever-se nas provas 30k, 20k e 10k, implica ter terminado uma prova de águas abertas entre 01-01-2017 e a data que o participante efetivar a sua inscrição.

– Para a prova 30k e 20k, o participante deverá ter terminado uma prova de águas abertas com uma distância mínima de 10k.

– Para a prova 10k, o participante deverá ter terminado uma prova de águas abertas com uma distância mínima de 5k.

– No decorrer do processo de inscrição das provas 30k, 20k e 10k, é obrigatório a seleção de uma prova que cumpre com os requisitos exigidos.

– Proceder ao pagamento da respetiva taxa de inscrição, sendo que o mesmo terá de ser efetuado com cartão de pagamento débito ou crédito.

– O “Questionário Médico” é obrigatório e deverá ser preenchido online logo após o pagamento da inscrição, e será feito através de formulário próprio, estando este disponível para preenchimento na área pessoal do participante. Enquanto o “Questionário Médico” não for respondido a inscrição do participante figurará como “Pendente”. Mais tarde, e caso hajam alterações ao inicialmente respondido o participante deverá enviar email à equipa Médica (info@miusmadeira.com) mencionando a referida alteração para que seja atualizado o seu “Questionário Médico”.

– Os participantes das provas 30k e 20k devem descarregar o Certificado Médico no site oficial do evento (disponível a partir de 23 de março de 2020). Depois de devidamente preenchido pelo seu médico deverá fazer o upload do documento na zona privada da sua inscrição até ao dia 31 de julho de 2020. A não receção deste documento até à data limite implicará, no dia seguinte, anulação da inscrição e reembolso da inscrição. Os participantes nas provas 10k e 5k não necessitam de entregar o Certificado Médico.

– O participante deverá preencher o Termo de Responsabilidade e entregá-lo, em formato papel, aquando do check-in, no secretariado do evento. Este documento deverá ser descarregado no website oficial do evento durante o mês de agosto de 2020.

– Obrigatoriedade de responder ao Questionário de Impacto Económico do MIUS® que será enviado a todos os participantes durante o mês de setembro de 2020. O referido questionário deverá ser respondido antes do dia 25 de agosto de 2020.

1.4. Condições físicas

Os participantes devem:

– Estar conscientes da distância e das particularidades da prova em que vão participar e estarem suficientemente treinados para concluírem a mesma.

– Terem adquirido, antes da prova, uma real capacidade de autossuficiência no mar, que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente em termos de alterações das condições climatéricas (vento, frio, correntes, …), assim como na capacidade de ser autónomo entre dois postos de abastecimento, não somente na alimentação mas também na segurança.

– Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, etc.

– Ter a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em se adaptar às situações problemáticas decorrentes deste tipo de prova realizada no mar – oceano atlântico.

1.5. Ajuda externa/Assistência pessoal

– Aos participantes nas provas 30k, 20k e 10k é permitido receberem ajuda externa, dada apenas, pela pessoa que apresentar o cartão de identificação de acesso à zona de assistência pessoal. Este cartão de identificação será entregue ao participante no decorrer do check-in.

– Não há assistência pessoal aos participantes das provas 5k e 1k.

– As zonas de assistência pessoal estarão localizadas antes ou após os controlos de passagem e abastecimentos obrigatórios. Estas zonas estarão apenas sinalizadas e salvo uma ou outra exceção não terão qualquer tipo de proteção às condições climatéricas que se venham a verificar no decorrer do evento. Alguma comida, água e isotónicos serão disponibilizados nestas zonas.

1.6. Número do atleta

– O “número do atleta” deve estar permanentemente visível durante toda a prova, ou seja, deve ser posicionado nas mãos, braços, nas costas e na touca.

– Somente os participantes devidamente inscritos terão acesso aos postos de controlo/abastecimento.

1.7. Regras de conduta desportiva

– O MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim®, é um evento que promove e privilegia, acima de tudo, o fair-play.

– É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem no posto de controlo mais próximo ou informem a organização.

– A entidade organizadora reserva-se o direito de excluir da prova, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através do seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento do evento. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado.

– As condutas antidesportivas serão sancionadas de acordo com o seu grau de gravidade, conforme o estipulado no artigo 2.11.

  1. Prova

2.1. Apresentação das provas/Organização

– A Associação de Natação da Madeira é a associação organizadora do evento denominado por MIUS® Madeira Island Ultra-Swim®, que decorrerá de 10 a 13 de setembro de 2020, na Ilha da Madeira, com absoluto respeito pelo meio marinho.

– A denominação MIUS® é uma marca registada pertencente a instituição organizadora.

–  O número de participantes no MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim® tem um limite de 250 atletas, no total das cinco provas – 30k, 20k, 10k, 5k e 1k.

– Número de inscrições por prova:

– 30k: até 25 atletas; 20k: até 25 atletas; 10k: até 50 atletas; 5k: até 50 atletas; 1k: até 100 atletas

– A entidade organizadora reserva-se ao direito de ultrapassar o número de vagas de cada prova, para satisfazer os seus compromissos perante atletas de elite ou seus associados, convidados da organização e ainda para com os patrocinadores oficiais do evento.

– A entidade organizadora reserva-se ainda ao direito de reduzir o número de vagas por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afetar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas com a devida antecedência no website oficial e redes sociais.

– Os percursos das cinco provas do MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim®, atravessam zonas pertencentes aos concelhos de: Calheta, Ponta do Sol, Ribeira Brava, Câmara de Lobos e Funchal.

– A seguinte descrição pretende dar uma orientação genérica dos percursos, mas não especifica em pormenor os mesmos, pelo que a organização rejeita qualquer responsabilidade que possa advir da leitura da mesma.

– A partida da prova 30k será dada às 08h00 do dia 12 de setembro, na praia da Calheta, dirigindo-se o atleta de seguida para o cais da Ponta do Sol, passando pela Madalena do Mar. A próxima etapa é em direção ao cais da Ribeira Brava, continuando no sentido da Fajã dos Padres. O próximo ponto é uma passagem pelo cais de Câmara de Lobos, seguindo-se as passagens pela piscina natural ‘Doca do Cavacas’ no Centromar e logo de seguida pelo Complexo Balnear do Lido. A fase final, terá como pano de fundo o vale do Funchal, com passagem no Complexo Balnear da Barreirinha e meta junto ao Cais do Funchal.

– A partida da prova 20k será dada às 11h00 do dia 12 de setembro, no cais da Ribeira brava, em direção a Fajã dos Padres, seguindo-se depois o restante percurso da prova 30k.

– A partida da prova 10k será dada às 09h00 do dia 12 de setembro, no cais de Câmara de Lobos, percorrendo depois o restante itinerário da prova 30k.

– A partida da prova 5K será dada às 10h00 do dia 12 de setembro, no Complexo Balnear da Ponta Gorda, percorrendo depois o restante itinerário da prova 30k.

– A partida da prova 1K será dada às 11h00 do dia 12 de setembro, no Complexo Balnear da Barreirinha, com meta no Cais do Funchal.

– Por razões de força maior, a data da prova, os percursos e horários são suscetíveis de serem alterados.

2.2. Programa/Horário

2.3. Distância / Tempo Limite / Categorização

Provas

Distância

Partida

Horário

Tempo

Limite

Horário

Limite

Categorização

30k

30 km

Calheta

08:00

12:00

20:00

Swim Ultra Endurance

20k

20 km

Ribeira Brava

11:00

08:00

19:00

Swim Ultra

10k

10 km

Câmara Lobos

09:00

04:00

13:00

Swim Médio

5k

5 km

Ponta Gorda

10:00

02:00

12:00

Swim Curto

1k

1 km

Barreirinha

11:00

00:40

11:40

Swim Promoção

 

2.4. Mapas/Percursos

– Os percursos do MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim® passarão por alguns portos de abrigo marítimo, não estando, fechados para as provas e nesse sentido os participantes devem ter em consideração o facto de poder haver embarcações a navegar nos percursos das provas.

– Poderá também exigir alguma atividade náutica ao longo do percurso, principalmente junto aos Complexos Balneares, tais como mergulho de garrafa, SUP, canoagem, mergulho apneia, … pelo que deve merecer a máxima atenção por parte dos participantes.

– A organização disponibilizará os tracks GPS dos percursos das provas. Contudo, prevalecerá sempre as boias de sinalização colocada ao longo do percurso. O bom senso deverá imperar.

2.5. Tempo limite

– O MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim® é um evento que integra cinco provas de etapa única, com tempo limite de execução.

– As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.). 

– Os postos de partida/abastecimentos terão barreiras horárias.

– Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem sair do posto de controlo antes do seu encerramento, caso contrário, serão impedidos de prosseguir e, consequentemente, serão desclassificados.

– Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a organização reserva-se o direito de alterar as barreiras horárias.

 

Provas

Partida

Ribeira Brava

C.ª Lobos

Ponta Gorda

Funchal

30k

08:00

12:24

16:00

17:36

20:00

20k

11:00

11:00

15:00

16:36

19:00

10k

09:00

09:00

10:36

13:00

5k

10:00

10:00

12:00

1k

11:00

11h40

Barreiras horárias

 

2.6. Metodologia do controlo de tempos

– Será utilizado um sistema eletrónico de controlo de tempos. Nos postos de controlo existirá uma estação eletrónica que registará a passagem dos atletas.

– O “número do atleta” possibilitará o registo da passagem do atleta.

– Além do controlo eletrónico existente nos postos de abastecimento, haverá igualmente controlo eletrónico/manual de registo de passagem nos postos de segurança que estarão em alguns pontos estratégicos do percurso.

– A zona de partida será delimitada com barreiras metálicas. Os participantes terão, obrigatoriamente, de entrar nesta área nos locais assinalados para controlo do “número do atleta”. Nenhum participante pode entrar na zona de partida sem proceder à verificação do “número do atleta”.

– Na zona de partida o relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes. Os participantes que não estiverem presentes até 10 minutos após a partida ou que se apresentem para além deste período, serão impedidos de partir e, como tal, não serão classificados.

2.7. Postos de controlo

– Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da organização.

– Não controlar um ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante.

– Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso. A sua posição, obviamente, não será comunicada pela organização.

– Os abandonos devem ser feitos nos postos de abastecimento. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja impossibilitado de continuar e não consegue alcançar um posto de abastecimento, deve ativar a operação de salvamento, sendo resgatado pela organização.

– Durante a prova, em função das condições meteorológicas, nomeadamente correntes marítimas, e por razões de segurança, a organização reserva-se o direito de modificar as barreiras horárias e, ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.

2.8. Locais dos abastecimentos

– Os postos de abastecimento irão disponibilizar aos participantes comida e bebida para ser consumida no local. Relativamente as bebidas, será apenas disponibilizada água nos locais de abastecimento e durante o percurso pelas embarcações de apoio.

– Haverá primeiros socorros posicionados em todos os postos de abastecimento. É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo, alertem o posto de controlo mais próximo e/ou informem a organização.

– Os participantes devem acatar as decisões do pessoal médico especializado.

2.9. Equipamento

– É obrigatório durante todo o evento o uso de fato banho ou de neopreno, óculos, boia de segurança com bolso à prova d’água, este último será fornecido pela Organização. A organização prevê que a temperatura da água do mar esteja para a época do ano, entre os 22.ºC e os 24.º C.

2.10. Editais e Informação sobre passagem de locais com navegação marítima

– É da responsabilidade da organização proceder com os normativos decorrentes do Decreto-Lei n.º 44/2020, de 2 de março, para a realização de provas de natação em águas abertas no espeço de jurisdição marítima.

– Uma vez que não haverá limitação de navegação marítima, os participantes devem cumprir com as regras locais de navegação, assim como respeitar as áreas das reservas naturais e protegidas, sob pena de cometerem infração grave. É da responsabilidade do Capitão do Porto do Funchal promulgar o respetivo aviso aos navegantes locais.

2.11. Penalizações / desclassificações

– A direção da prova e os chefes de controlo presentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova, e por isso estão autorizados a aplicar as desclassificações estabelecidas na tabela abaixo.

INFRAÇÃOSANÇÃO A APLICAR
Não prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajudaDesclassificação
Abandonar a prova sem avisar a organizaçãoDesclassificação
Utilizar percurso que não os sinalizados para a provaDesclassificação
Utilizar transporte não autorizado (boleia)Desclassificação
Faltar gravosamente ao respeito para com a organização e atletasDesclassificação
DopingDesclassificação
Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela organizaçãoDesclassificação
Recusar sujeitar-se a avaliações/exames médicosDesclassificação
Exceder o tempo limite de controlo com barreira horáriaDesclassificação
Falhar um ou mais postos de controloDesclassificação
Danificar o meio envolventeDesclassificação
Receber ajuda externa fora das áreas definidas pela organizaçãoDesclassificação

 

O diretor da prova, com base no seu próprio julgamento, tem o direito de desclassificar ou não permitir a permanência em prova dos participantes que, em qualquer momento se encontrem numa das seguintes situações:

– Problemas de saúde física ou mental.

– Abuso ou violação intencional deste regulamento.

– Comportamento antidesportivo.

– Ingestão de álcool.

– Participação na prova sob a influência de drogas alucinogénias.

– Expresse desdém grosseiro contra leis, religiões e costumes.

– Expresse desrespeito grosseiro pelo meio marinho.

– Mostrar sinais de desprezo grosseiro contra os regulamentos de navegação marítima.

2.12. Responsabilidades perante o Atleta/Participante

– Os participantes inscritos no MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim® aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte, isentam, renuncia, concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.

– A organização não será responsável por acidentes causados por doença, negligência ou ignorância negligente de regras e regulamentos, bem como por acidentes que possam ocorrer durante a viagem para chegar ao início da prova ou após o términus da mesma.

– Durante a inscrição on-line, os participantes devem assinalar a caixa para confirmarem que leram e entenderam o documento de Liberação de Reivindicações, Renúncia de Responsabilidade e Assunção dos Riscos.

2.13. Seguro desportivo

– O organizador irá subscrever um seguro de provas desportivas nos termos do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 10/2009, de 12 de janeiro, durante a vigência do evento para os participantes não cobertos por seguro desportivo. Este seguro garante a cobertura mínima das suas responsabilidades, das dos seus colaboradores e participantes.

– Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contatar a organização, a qual providenciará o seu encaminhamento para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com o impresso de participação de sinistro com o respetivo número da apólice, carimbado e assinado pela Associação (tomador do seguro). Por vezes e, dada a urgência/gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro. Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.

– A participação de sinistro junto da seguradora deverá ocorrer até ao máximo de oito dias úteis à data do sinistro. Após esta data a seguradora reserva-se ao direito de não aceitar a referida participação.

– Todo e qualquer documento de despesa relacionado com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo respetivo sinistrado e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.

– Todas as despesas são pagas pelo sinistrado, sendo depois reembolsado pela seguradora de acordo com as coberturas do seguro, isto se, a participação de seguro for devidamente efetuada e aceite pela seguradora.

– A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.

– Coberturas e Franquia do Seguro de Acidente Pessoais (valores disponíveis somente no mês de agosto de 2020).

  • Morte por Acidente.
  • Invalidez Permanente por Acidente.
  • Despesas de Tratamento por Acidente.
  • Despesas de Funeral.
  • Despesas c/ operações salvamento, busca, transporte sinistrado.
  • Idade Limite.

NOTA: As despesas cujos valores venham a exceder as coberturas acima indicadas, a diferença é única e exclusivamente suportada pelo sinistrado. A organização declina qualquer responsabilidade nesta matéria.

2.14. Alterações ao Percurso 

– O Organizador do Evento poderá ter que alterar o percurso relativamente ao anunciado, sem aviso prévio, caso o Organizador julgue necessário a alteração.

2.15. Cancelamento da Prova

– O organizador do evento poderá ter que cancelar o evento devido a condições meteorológicas, ou por questões de segurança. Nestas circunstâncias não haverá qualquer reembolso aos participantes.

  1. Inscrições

3.1. Processo inscrição (pagina web, pagamento)

– No site www.miusmadeira.com haverá uma ligação para a plataforma de inscrições. Somente as inscrições efetuadas na referida plataforma serão aceites.

– Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.

– A organização não se responsabiliza, por eventuais recusas de responsabilidade, por parte da(s) seguradora(s), resultantes da incorreta inserção dos dados no formulário de inscrição por parte do participante.

– Meio de pagamento disponível: Cartão de Pagamento débito ou crédito.

– Após confirmação do pagamento, o nome do atleta vigorará na lista de inscritos. 

– Não serão aceites inscrições de atletas que se encontrem punidos pelas respetivas federações devido a sanções aplicadas na sequência de controlos antidoping.

– O Questionário Médico é obrigatório e enquanto este não for respondido a inscrição do participante figurará como “Pendente”.

– O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar.

– Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado por e-mail para info@miusmadeira.com

3.2. Valores e períodos de inscrição

– O período de inscrições decorrerá entre 23 de março de 2020 e 31 de julho de 2020 (caso não esgotem antes).

– As taxas de inscrição são as seguintes:

Provas23 março a 30/06/202001 julho a 31/07/202001 Agosto a 31/08/2020
30k*150,00 €160,00 €175,00 €
20k*100,00 €110,00 €125,00 €
10k75,00 €85,00 €100,00 €
5k25,00 €35,00 €50,00 €
1k5,00 €7,50 €10,00 €

 

* nas provas de 30k e 20k, o atleta pode optar por ter apoio personalizado de um caiaque. Acresce 100 euros ao valor da inscrição.

3.3. Alteração de Prova, Cancelamento de Inscrição, Transferência de Inscrição e Permuta de Inscrição

– Não serão aceites quaisquer pedidos por telefone. Todos os pedidos terão de ser obrigatoriamente efetuados por email: info@miusmadeira.com

– A organização não procederá ao “congelamento” de inscrições para edições futuras.

3.3.1. Condições de Alteração de Prova

– Após o dia 31 de maio de 2020, não são permitidas alterações de prova.

– É permitida a alteração de inscrição de prova, sempre que houver disponibilidade de lugares. A alteração tem uma taxa administrativa acrescida de 10,00 €.

– Caso a alteração seja para uma prova com valor de taxa de inscrição superior, haverá lugar ao pagamento do diferencial, nos valores em vigor à data da alteração, acrescido do valor da taxa administrativa. Se for para uma prova com valor de taxa de inscrição inferior, não haverá lugar à devolução do diferencial, no entanto terá sempre de pagar a taxa administrativa de 10,00 €.

3.3.2. Cancelamento de Inscrição

O participante pode a qualquer momento solicitar o cancelamento da sua inscrição, sendo reembolsado de acordo com as seguintes condições:

Período de CancelamentoTaxa de Reembolso
até 30 de abril de 202060% da taxa de inscrição será devolvida
até 31 de maio de 202050% da taxa de inscrição será devolvida
até 30 de junho de 202040% da taxa de inscrição será devolvida
até 31 de julho de 202030% da taxa de inscrição será devolvida
até 31 de agosto 2020sem reembolso

 

– Para poder solicitar o reembolso, terá de descarregar o correspondente impresso de cancelamento que encontra-se disponível no site da prova, preencha-o e envie para o email info@miusmadeira.com (o reembolso será feito para o cartão de pagamento utilizado na inscrição).

– Ao cancelar a inscrição, o participante deixa de ter direito ao kit de participação.

– Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até à data limite das inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.

3.3.3. Transferência de Inscrição

– Não é possível ao participante inscrito transferir a sua inscrição para outra pessoa.

3.3.4. – Permuta de Prova

– Não é possível qualquer permuta de prova entre dois participantes inscritos em distâncias diferentes.

3.4. Material incluído com a inscrição

– Touca personalizada.

– Tshirt evento.

– Prenda alusiva ao evento.

– Guia de Atleta – Um guia da prova será disponibilizado em suporte digital. O guia inclui informações práticas, tais como: percurso, barreiras horárias, postos de controlo e abastecimento.

– Medalha de Finisher somente para quem concluir a prova em que se encontra inscrito.

– Certificado de participação (digital, a ser descarregado posteriormente na página oficial do evento).

3.5. Secretariado da prova (Check-In) / Horários e locais

3.5.1. O secretariado da prova funcionará no hotel oficial do evento nos seguintes horários.

Quinta-feira, 10 de setembro de 202010h às 20h
Sexta-feira, 11 de setembro de 202010h às 18h

 
3.5.2. Documentos/Material a apresentar no check-in

– Para o Check-In os participantes devem apresentar os seguintes documentos/material:

– Documento de Identificação utilizado na inscrição.

3.5.3. Check-in presencial

– O check-in terá de obrigatoriamente ser feito pelo participante.

– Os participantes que não consigam efetuar o check-in dentro do horário previsto no dia 11 de setembro, pelo motivo de chegada tardia à Madeira, poderão fazê-lo após a hora de encerramento, bastando para tal, o envio atempado de um email à organização a solicitar check-in tardio pelo motivo de chegada tardia (info@miusmadeira.com).

3.5.4. Levantamento do kit de participante por terceiros

– No caso do participante não poder participar na prova e sem ter cancelado a inscrição, este poderá autorizar um terceiro a levantar o kit de participação. Para tal terá de descarregar o formulário do site, preencher e assinar. Este documento tem ser apresentado no check-in juntamente com uma cópia do documento de identificação utilizado na inscrição.

3.6. Serviços disponibilizados

3.6.1. Serviços incluídos na inscrição

– Abastecimento de sólidos e líquidos, enquanto em competição, nos postos assinalados.

– Durante o período de realização da prova é assegurada a presença na água de embarcações habilitadas com os meios e condições de segurança adequadas à área de navegação. 

– Assistência médica, nos postos de abastecimento e na chegada.

– Transporte do Funchal para o local de partida da sua prova. (No check-in será questionado se necessita transporte para a partida).

– Transporte para a chegada desde um posto de abastecimento, em caso de abandono ou ser impedido pela organização de continuar em prova.

– Refeição de mar/chegada.

– Duche.

  1. Categorias e Prémios

4.1. Definição da data, local e hora da entrega dos prémios

A entrega de prémios terá lugar no domingo, dia 12 de setembro às 20h00 para todas as provas: 30k, 20k, 10k, 5k e 1k na Praça do Município ou Cais da Cidade (em função das condições meteorológicas).

Classificações e Prémios:

– As diferentes cinco provas serão ganhas pelos concorrentes que somarem o menor tempo no final das mesmas, somadas que forem as devidas penalizações, se as houver.

– Para as cinco provas, somente os participantes que se comprove a sua passagem por todos os postos de controlo (registo manual e/ou sistema de cronometragem) e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado, serão classificados.

– O apuramento da classificação por equipas será efetuado com base nas três melhores classificações dos respetivos atletas. Para apuramento dos resultados coletivos é importante que o nome da equipa seja uniforme entre todos os participantes dessa mesma equipa! Não serão efetuadas alterações após o inicio da prova.

– Não haverá prémios monetários.

– É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios.

– A organização poderá facilitar o envio de troféus, prémios de chegada, ou outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição, desde que solicitado pelo participante até ao dia 15 de setembro de 2020  e após pagas todas as despesas inerentes ao referido envio (embalagem postal + portes) acrescido de uma taxa administrativa de 10,00 €.

– Para cada prova haverá uma classificação individual feminina e masculina à geral, por escalão e coletiva, da seguinte forma:

30k, 20kSem NeoprenoCom Neopreno
GeralTroféus aos 3 primeirosTroféus aos 3 primeiros
Todos as categoriasMedalhas aos 3 primeirosMedalhas aos 3 primeiros
ColetivaTroféu às 3 primeiras equipasTroféu às 3 primeiras equipas

 

10k, 5k, 1kSem Neopreno
GeralTroféus aos 3 primeiros
Todos as categoriasMedalhas aos 3 primeiros
ColetivaTroféu às 3 primeiras equipas


4.2. Definição das categorias etárias/ sexo individuais e equipas

– As categorias etárias serão definidas automaticamente em função dos dados disponibilizados pelos participantes no ato da inscrição, e tendo como referência a idade que o atleta terá a 31 de dezembro de 2020. Sem prejuízo do disposto no artigo 1.1

– Para obter classificação coletiva, as equipas terão de ser formadas por 3 elementos do mesmo sexo. Para apuramento dos resultados coletivos é importante que o nome da equipa seja uniforme entre todos os participantes dessa mesma equipa! Não serão efetuadas alterações após o inicio da prova.

CATEGORIAS

 30k20k10k5k1k
JUVENIS16 e 17 anos16 e 17 anos14 e 15 anos
JUNIORES18 e 19 anos18 e 19 anos16 e 17 anos
SENIORES18 e mais anos18 e mais anos20 e mais anos20 e mais anos18 e mais anos
MASTERS A25 a 39 anos25 a 39 anos25 a 39 anos25 a 39 anos25 a 39 anos
MASTERS B40 a 54 anos40 a 54 anos40 a 54 anos40 a 54 anos40 a 54 anos
MASTERS C55 e mais anos55 e mais anos55 e mais anos55 e mais anos55 e mais anos

 

4.3. Prazo para reclamação de classificações

– Toda e qualquer reclamação deve ser apresentada por escrito e remetida ao diretor da prova, acompanhada por uma caução de 50,00 € (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida) até duas horas após a chegada do participante em questão. Na reclamação deve constar o nome do reclamante, n.º BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, n.º do atleta e motivos alegados. As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, 30 minutos após a sua publicação.

– O Júri, que analisará a reclamação, é composto pelo diretor da prova, que preside, pelo presidente ou vice-presidente da instituição organizadora e por uma personalidade de reconhecido mérito na área do Open Water Swiming. A lista das pessoas que compõem o Júri será afixada no secretariado antes do início da prova.

– O Júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.

  1. Direitos de Imagem e Publicidade

– O participante renúncia do seu direito de imagem durante o decorrer do evento, e renúncia também do direito de reclamar do uso da sua imagem quer pela organização quer pelos parceiros oficiais do evento. Somente a organização pode passar este direito de imagem aos Media via uma acreditação ou licença adaptada.

– MIUS® é uma marca registada. A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim® e de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projeto ou suportes publicitários produzidos para publicação têm de obter a prévia autorização da organização.

– É obrigatório o uso do material publicitário fornecido pela organização. Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário será alvo de penalização.

  1. Proteção de Dados

– Os dados dos participantes indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos de processamento no evento nomeadamente, seguradora, lista de inscritos, notícias e classificação. Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para info@miusmadeira.com.

  1. Informações/Notas e alterações/Modificações

Estas regras podem ser editadas, alteradas ou melhoradas a qualquer momento pela entidade organizadora, sem aviso prévio até ao dia 31 de maio de 2020. Cada vez que o presente regulamento seja modificado, será indicado na linha reservada à versão do documento e respetiva data de atualização, conforme ex: (Regulamento (v.01.01 – 2020-03-15)).

  1. Casos Omissos

O Júri decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

© ANMAD – Associação de Natação da Madeira, Março 2020

Figura 1: MIUS® – Madeira Island Ultra-Swim®

Figura 2: MIUS®_30K_Calheta/Funchal

Figura 3: MIUS®_20K_Ribeira Brava/Funchal

Figura 4: MIUS®_10K_Câmara Lobos/Funchal

Figura 5: MIUS®_5K_Ponta Gorda/Funchal

Figura 6: MIUS®_1K_Barreirinha/Cais Funchal

Madeira Island Ultra-Swim

Sponsors MIUS®

Entities and companies that support the project MIUS®.

Golden Sponsors
Main Sponsors
Sponsors
Media Sponsors
Partners

Ondas Calmas

Fisioterapia & Osteopatia -

Fisioterapia & Osteopatia

SVR Sun Secure

SVR Sun Secure

ADN Ponta do Sol

ADN Ponta do Sol

Madeira Seguros

Madeira Seguros

C.M. Calheta

C.M. Calheta

Fisioterapia & Osteopatia -

C.M. Câmara de Lobos

PKF

C.M. Ribeira Brava

Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira

Associação de Municípios da RAM

Scullings

Scullings

C.M. Calheta

Fnac

Swim Secure

Swim Secure

Swim Secure

NP Publicidade

Swim Secure

NP Racing

Gesba

Gesba